Olá Meus Queridos,
Bom dia!!!!
Ja com saudaditas da Cidade Luz?
Pois eu já tenho...
E tenho, não só da Cidade Luz, como da luz que vi radiar dos olhares atentos de todos vós.
Foram, sem dúvida, dias fantásticos.
É muito gratificante para um guia perceber, o quanto os alunos vão motivados e preparados para uma viagem como esta, onde se passam conceitos de cidadania, orientação, cooperação e muita, muita informação cultural.
Enganem-se aqueles que pensavam que iriam "passear"para Paris, pois que, com tudo o que vimos, tudo o que visitamos, pouco tempo restou para "passear".
Interessante foi também, ver todos os alunos, atentos, interessados e curiosos aquando da visita a grandes estabelecimentos comerciais, como Fauchon, Galerias La Fayette e por todos os outros onde entramos, e observamos todas as técnicas e conceitos que nas aulas já haviam sido explicados.
Foi sem dúvida uma grande aula ao vivo e num ambiente bem dinâmico e diferente.
Creio que para os vossos professores foi um motivo tão grande de orgulho como o foi para mim, ver-vos em tempo real a comunicar, em francês, ora com funcionarios dos próprios estabelecimentos comerciais, com colaboradores de museus ou até, com franceses nos transportes publicos.
Nota-se, claramente o empenho que o vossos professores depositaram na vossa formação para, ali, serem cidadãos activos.
Foi muito bonito ver um grupo tão unido, onde todos se ajudavam mutuamente e, onde todos quiserem vivenciar as mesmas experiências, até mesmo quando podiam estar em grupos mais pequenos, como na Disney. É realmente interessante observar como um grupo de alunos consegue conviver com professores, brincando e mantendo o respeito.
Meus queridos, tomem esta formação e a experiência que tiveram em Paris como mote para o vossa vida, lembrem-se que dependemos todos uns dos outros, mas só dependerá de nós próprios a construção do nosso futuro, profissional ou pessoal. Não deixem de estudar, de se formar, pois como viram é essencial.
Quanto a mim, foi um enorme prazer acompanhar-vos nesta aventura, conseguimos sem qualquer dúvida atingir os objectivos a que nos proposemos. Conseguimos até, fazer algumas coisas mais que não estavam previstas no programa, como visitar o interior do museu de arte moderna, Centre Georges Pompidou e o Bairro de la Défense, mas creio que foi essencial para enriquecer o vosso conhecimento.
A todos vós, os votos das maiores felicidades e até um dia destes.
Vânia Santos