terça-feira, 13 de setembro de 2011

Saudações Escutistas,

Olá a todos,
somos escuteiros do Agrupamento 871 Esmoriz e ao longo dos últimos 2 anos, construímos um imaginário em torno dos nossos heróis Astérix e Obélix com o intuito de transmitir, aos nossos miúdos, valores escutistas (espírito de grupo, responsabilidade, organização) para que possam crescer e desenvolver-se de uma forma saudável.

Todo este árduo trabalho teve um objectivo, finalizar a nossa aventura no Parque Astérix em França.

Finalmente o grande dia chegou. 1 de Setembro de 2011, pelas 8h da manhã era vê-los a chegar de mochila às costas e um sorriso no rosto. Estava tudo preparado até ao mais ínfimo pormenor, desde as tendas, cordas, cabos de electricidade, comida suplementar “um escuteiro previne-se sempre”, até ao protector solar sem esquecer os comprimidos do enjoo “mesmo para aqueles que normalmente não enjoam”.

Os pais mostravam uma alegria contida. Felizes pelo grande dia da partida, mas já com as saudades a apertar o coração, faziam as últimas recomendações aos filhos “e aos chefes”. O autocarro também chegou e, depois de todo o material carregado, todos os presentes, escuteiros e pais dirigiram-se à igreja para realizar a oração da manhã e pedir protecção ao Grande Chefe para a aventura que nesse momento iniciávamos.

Partimos pelas 9h 45m rumo a Draveil, local que nos iria acolher durante a nossa estadia em França. A viagem até pareceu curta para as emoções que nos esperavam. Chegamos mais cedo que o previsto e por isso, mesmo estando fora do programa, ainda tivemos direito a uma tarde de piscina.

Sábado foi o primeiro grande dia, o Parque Astérix.

Divididos por secções “aqui o agrupamento não podia ser unido e cumprir totalmente a Missão a que se tinha proposto”, os grupos procuraram os divertimentos mais de acordo com a sua idade, entraram no imaginário do Astérix e do Obélix, “alguns até conseguiram uma fotografia com os heróis”. Percorreram a aldeia dos gauleses, a cidade romana e até a Grécia antiga. Encontramo-nos ao almoço, e voltamos ao parque para continuarmos a “Missão”. Quando à noite fizemos o balanço do dia, percebemos que afinal a montanha russa é um divertimento para todas as idades, “é que os lobitos e respectivos chefes andaram na montanha russa”. Terão bebido a poção mágica?

Domingo foi o dia dedicado à comunidade de Draveil. Participamos na Eucaristia local, nas leituras, no ofertório e nos cânticos, fomos acarinhados com um almoço oferecido pela mesma e estivemos em convívio com o agrupamento de escuteiros de Brunoy, “Draveil não tem escuteiros”. Este convívio foi bastante enriquecedor, pela troca de experiências e pela partilha de ideias, mas, o mais curioso foi a descrição dos uniformes dos escuteiros locais, uma vez que são diferentes dos nossos quer nas cores quer nos significados. Fizemos algumas brincadeiras em conjunto e finalmente as fotografias, as trocas de números de telefone e de e-mails. Foi um dia diferente, com uma cultura escutista diferente, mas com um ideal idêntico estar - “Sempre Alerta”.


Segunda-feira foi o segundo grande dia, Disneylandia. E a magia continuou.


Mais uma vez as secções se dividiram para procurar os divertimentos mais adequados e mais uma vez todos foram a tudo, desde a casa assombrada até ao foguetão, do simulador até ao comboio mineiro, do castelo até ao carrossel.




O tempo que restou foi dedicado à cultura, visitamos os monumentos mais emblemáticos de Paris. Subimos a Torre Eiffel, andamos de barco no Rio Sena, subimos ao Arco do Triunfo, visitamos o museu do Louvre, o palácio de Versailles, as igrejas de Notre Dame e Sacre Coeur e descemos e subimos os Campos Elísios.




Foi uma semana em cheio, com momentos únicos e inesquecíveis. O cansaço, esse nunca se fez notar, desde os mais pequeninos até aos mais velhos, bastava dizer que era hora e rapidamente estava tudo organizado para partir.

Finalmente o regresso. Os pais estavam ansiosos e esperavam cheios de saudades e às 11h do dia 8 de Setembro chegamos a Esmoriz.

Por fim fica os nossos agradecimentos ao Club A F Santos, em particular ao Sr António Santos, pela forma como colaborou connosco, estando sempre disponível para nos ajudar no que fosse necessário.

Poderíamos fazer a viagem sem o Sr António Santos?

Poder, podíamos mas não seria a mesma coisa!! :D

Em nome do Agrupamento 871 Esmoriz, o nosso MUITO OBRIGADA!